30/11/12

Desgostos

Um grupo de cavaleiros, um exército de infantes ou uma esquadra de navios são, para alguns, a mais bela coisa do mundo. Para mim, é o ser amado.

Qualquer um pode compreender sem dificuldade: Helena, cuja beleza excedia a da espécie humana, abandonou o seu nobre marido.

Sem se preocupar com o filho e os seus queridos pais, vagueou por Tróia, levada pelo amor, inconstante e leviana.



E isso faz-me lembrar a ausência de Anactória. Gostaria mais de ver a sua pose sedutora e o brilho do seu rosto do que os carros dos Lídios e os seus infantes couraçados.

Mas é impossível, sei-o bem, e assim temos que nos contentar com a sua partilha.

*

Francamente, eu preferia estar morta. Ela abandonou-me a soluçar e disse-me: "Como somos infelizes, Safo! É com grande desgosto que te abandono".

E eu respondi-lhe: "Parte feliz e nunca me esqueças. Sabes muito bem como eu te estimei. De contrário, deixa-me lembrar-te todos os bons e belos momentos que partilhámos juntas".

Quantos ramos de violetas, rosas e lírios tu depositaste perto de mim! Quantas grinaldas de bonitas flores entrançadas colocaste no teu pescoço delicado! Quantos perfumes preciosos e reais espalhaste em redor!

Sobre uma cama macia, a meu lado, saciavas o teu desejo. Não havia nenhuma cerimónia, nem um bosque sagrado, nem uma dança em que não participássemos...

*

Mica, não te consentirei isso: escolheste o amor das mulheres da família das Pentílidas, minha traidora!

*

E a mim tu esqueceste-me...

*

Mas haverá alguém que ames mais do que a mim?

*

Átis, o meu pensamento tornou-te odiosa e tu voas para junto de Andrómeda!


Safo,
in O DESEJO, Editorial Teorema

Sem comentários:

Enviar um comentário