25/10/12

Prepúcio

O duplo de mim, cristão
a metade de meu duplo, judia
se nascemos perdemos algo
por via dolorosa
e se não nascemos juntos
perdemos tudo.
Perdemos tudo.
Uma escola completa de tradutores
escrevendo molhado sobre seco
à saída do banho turco

carregam a torá pendurada como toalha
presunçosos da cintura para baixo
Avicena sobre a mesa de leitura
dissecar é a palavra correta
reverter da direita para a esquerda
a ordem das letras, "assimilar-se",
traduzir como ladino
a língua materna
de frente para o pátio andaluz
ao fundo a sinagoga abandonada
na circuncisão de um menino.
Você é masoquista?
fugiu de Toledo com a roupa do corpo
entregou os números do antebraço
comeu sua própria entranha
convertido comigo me deixou
e de que me serve a parte do macho
se não pude salvar do extermínio
esse hímen que vela
todas as rupturas.

in O gueto, Tamara Kamenszain, ed. Moby-Dick

Sem comentários:

Enviar um comentário